domingo, dezembro 09, 2007

ao colégio canarinho sapiens

minha filha terminou a 9ª série. estudou nesta escolha desde quando nem sabia falar direito.
estudamos, nós duas e todas as crianças lindas que viraram pessoas lindas e fazem parte da família, assim como os pais deles, meus irmãos, irmãs, cunhadas e cunhados.
escrevi esse texto porque eles me escolheram pra ser oradora dos pais, enquanto a clarissa era oradora dos estudantes.

"Este dia é particularmente especial.

Porque sinaliza o final de uma jornada. E final quer sempre dizer recomeço.

Porque a gente precisa aprender ou lembrar que sempre soube, do princípio da eternidade.

E eu entendo eternidade como começo, meio, fim, começo, meio, fim, começo, meio, fim e assim eternamente.

Dessa forma me é mais tranqüilo falar aqui hoje. Porque nesse princípio está embutido a certeza de que nada acaba. Tudo continua, não em dimensões paralelas, mas é como se fosse. Porque continua dentro da gente. Acessível.

O que a gente aprende continua e vai passando adiante. As nossas memórias são as roupas mais agradáveis de vestir.

Como um casaco gostoso. Quando tá calor nos joga uma brisa e a gente se refresca. No frio, nos aquece de forma acolhedora.

Esta escola é assim. Eterna, acolhedora. Um casaco que jamais deixará de abraçar nossos filhos e a nós mesmos para sempre. E o que é ainda melhor. A gente não pode se desfazer dele. É um bem adquirido. Inalienável. É nosso. Só basta multiplica-lo, dividi-lo, soma-lo estando sempre juntos, mesmo que daqui por diante nossos filhos sigam caminhos aparentemente diferentes.

Eu queria mesmo que toda criança, todo adolescente tivesse a chance de ser um aluno Canarinho, ou um aluno Sapiens.

E isso utopia. Utopia pra mim é uma coisa plenamente realizável. Basta querer.

Eu podia passar mais do que meia hora aqui falando de cada um em particular, direção, coordenação, professores tão queridos meus, funcionários e amigos, dizendo das conquistas que vi acontecerem, dizendo do sorriso, da confiança. Mas a gente sabe disso tudo, lágrimas a mais seriam redundâncias.

Então eu prefiro acreditar que cada um de vocês que fazem esta escola hoje se sintam abraçados, agraciados, envolvidos por uma luz que é interna e ao mesmo tempo vem de Deus. Vocês todos são iluminados, especiais, únicos e abrem os braços pra incluir cada dia mais gente neste ciclo. De novo a eternidade.

Minha gratidão é eterna, minha vontade de que esta escola continue firme e sempre pautada na delicadeza, observação, empenho e carinho da Célia Luna, essa vontade é enorme. Porque é na pessoa dela que agradeço a cada um de vocês.

Muito antes do momento em que a Clarissa me escolheu pra ser mãe, eu já tinha escolhido a Célia pra cria-la junto comigo.

E ela sabe disso.

A emoção deste momento vai ficar conosco pra sempre, como uma alegria. E a gente pode lembrar dela cada vez que quiser se reenergizar em direção à eternidade.

Quem é eterno sabe optar. Quem sabe optar, sabe ensinar à optar. E quem aprende à optar, opta pela eternidade de si mesmo, do planeta e do amor.

Eita eu nem tinha falado do amor, mas amor sempre está incluído em eternidade.

É porque o amor permeia todo o caminho que nos fez chegar até aqui.

E é com amor que nos despedimos. Eu e minha filha. Nós todos e esta escola, que foi a melhor opção de todos nós.

Que isso tudo se eternize, é minha oração.

Obrigada."

Nenhum comentário: